REUNIÃO DO CONSELHO GERAL PAROQUIAL -
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA LUZ

DATA: 24/2/13 (domingo) - HORÁRIO: 16h30 - 18h45

PRÓXIMA REUNIÃO: 17/3/13 (domingo) - HORÁRIO: 16h30

PRESENTES: Pe. Valdevir, Pe. José Roberto, Diác. Márcio, Guilherme, Wagner Magalhães, Luiz, Sueli, Mário, Maria Tereza, Neuza, Terezinha, Tereza Gil, Rita, Beatriz, Ziliane, Edson, Roberto Kuroda, Wagner Sarag., Anderson, Antenor, Sandra, Umberto, Jarbas, Ana Paula, Alice, Custódio, Rafael, Marcelo, Mateus, Rogério, Gabriela, Bráz, Pétterson, Lidiana.

1) INTRODUÇÃO: Pe. Valdevir fez uma breve reflexão sobre quem somos nós. Temos consciência de nosso papel na paróquia? Temos que saber que somos responsáveis pela comunidade, pelo bom andamento dela. Ultimamente as coisas continuam acontecendo, mas com muitos tropeços. Precisamos nos organizar e agir, porém para isto todos devem estar abertos ao trabalho, e saber que somos todos responsáveis por tudo, não somente pela pastoral ou trabalho que coordenamos diretamente. Precisamos lembrar que vivemos num sistema de Pastoral de Conjunto.

2) NOVA ESTRUTURA: O Pe. Valdevir explicou que precisamos dinamizar os trabalhos e aprofundar a parte espiritual das pastorais, portanto para a maioria das pastorais teremos a figura de três agentes:

2.a) Coordenador: responsável pela coordenação da pastoral, pelo dia-a-dia, realização de reuniões, execução dos trabalhos relacionados à pastoral, integração com as demais pastorais (exemplo: o coordenador da pastoral do batismo deve estar em contato com a pastoral missionária para ter informações sobre pessoas que residem em nossa paróquia e não foram batizadas, e ir atrás destas pessoas para incentivá-las a serem batizadas).

2.b) Animador: responsável pela animação da pastoral, pensar atividades novas, como manter a pastoral viva, dinâmica, atuante, ajudar o coordenador na motivação dos membros da pastoral para que façam seu trabalho.

2.c) Orientador Espiritual: contribui com a pastoral para que esta mantenha um espírito de oração constante, prepara e realiza com a pastoral momentos de reflexão, estudo bíblico, e ajuda o coordenador a manter a harmonia, o espírito de equipe, a realização do trabalho com amor, desprendimento, como um serviço prestado a Deus e à Igreja.

2.d) Segue na folha seguinte a lista com os responsáveis em cada pastoral:


 
PASTORAL                     COORDENADOR      ANIMADOR   OR. ESPIRITUAL
ADOLESCENTES  Beatriz Gabriel  Jarbas
AP. ORAÇÃO Gerson Dora                (a definir)
BATISMO   Rita Margarida Roberto Kuroda
CATEQUESE  Nilce  Daniela Umberto
CATEQUESE ADULTO Meire e Ivani Daniela

 Umberto

CENÁCULO Bráz Santiago Mário
COMUNICAÇÃO (a definir) (a definir) (a definir)
CORAL MIRIM Gabriela e Clara Alice

(a definir)

CRISMA Márcio  Wagner M Fernando
CURSO DE NOIVOS Petterson e Lidiana (não tem) Mário
DÍZIMO (a definir)  (a definir)  (a definir)
FAMÍLIA Miriam e Geraldo (não tem) Rogério
JUVENTUDE  Rafael Wagner M.  Fernando
LITURGIA Wagner e Ana  Beatriz  Umberto
LITURGIA (CANTO) Guilherme Anderson Petterson
MISSIONÁRIA Terezinha Cida Macedo Wagner Sarag.
ORATÓRIO S. TARC. Mateus Marcelo Márcio
PERSEVERANÇA Laís e Iago (não tem)

Jarbas

 SAÚDE  Alzira Ma. Tereza Sueli
SOCIAL   Neuza Dirce  Ivan e Darci

2.e) Anderson e Wagner M. são responsáveis pela organização das atividades relacionadas à Jornada Mundial da Juventude.

3) ORGANIZAÇÃO: precisamos garantir que as coisas funcionem. Como um exemplo negativo, hoje o estacionamento estava fechado e até que fosse aberto acabou fazendo com que algumas pessoas se atrasassem. O patrimônio está desorganizado, começamos o trabalho de organização colocando algumas coisas para fora e marcamos mutirão com o Cenáculo para ontem, porém só houve a presença de um membro, o que inviabilizou a continuidade dos trabalhos. Será colocada divisória com porta com fechadura para permitir o isolamento do patrimônio. Serão feitos também alguns acertos na cozinha. Algumas definições sobre responsabilidades:

PATRIMÔNIO: Jarbas. O Pe. Valdevir irá explicar-lhe como deverá funcionar. A idéia é que o Jarbas controle o que tem no patrimônio, e só com o conhecimento dele o patrimônio seja acessado.

ORNAMENTAÇÃO: Tereza e Rogério. Deverão cuidar tanto da ornamentação da nave e presbitério da igreja, quanto salão por ocasião de eventos. O Pe. Valdevir irá explicar-lhes como deverá funcionar.

COZINHA: continua com Marcelo e Umberto.

COMUNIDADE N. SRA. DEFESA: Antenor, Mário e Maria Tereza.

IGREJA: Wagner e Ana. A nave , o coro e o presbitério da igreja devem permanecer limpos e arrumados, os bancos devem ser alinhados ao final de cada missa pela equipe responsável por aquela missa. A partir do dia 02/3/13 começaremos o trabalho com as velas votivas, que deverão permanecer acesas durante todos os horários das missas que acontecerem entre o dia 02 de março e 01 de abril. No dia 02 de abri estas velas serão substituídas e será feito o mesmo procedimento até o dia 01 de maio, e assim sucessivamente em todos os meses até 01/2/14. No domingo pela manhã as velas serão acesas antes da missa das 8h00 e apagadas somente após a missa das 10h30.

EXTINTORES: O acesso aos extintores de incêndio deve ficar livre, NADA deve ser colocado dentro do perímetro de 1m²  por uma questão de segurança, para que os extintores possam ser acessados e utilizados rapidamente em caso de necessidade.

LISTA DAS EQUIPES DE TRABALHO: O Conselho Central deverá organizá-las. Precisamos também orientar as pessoas sobre a responsabilidade em relação aos horário de trabalho, para que cheguem com antecedência e os trabalhos possam ser preparados e organizados de forma adequada.

ESTACIONAMENTO EM FRENTE À ENTRADA PRINCIPAL DA IGREJA: É proibido, primeiro por ser guia rebaixada, segundo por ser para deficientes.

4) ATIVIDADES: Algumas atividades serão retomadas a partir de março/13:

4.1) Missa dos Enfermos: toda primeira segunda-feira de cada mês, às 15h00, início 04/03/13. Precisaremos da ajuda de pessoas que tenham disponibilidade de horário para ajudar com a locomoção e acomodação dos enfermos (jovens e outras pessoas que puderem ajudar).

4.2) CURSO BÍBLICO: toda quinta-feira a partir de 07/3/13 das 20h00 às 22h00, será ministrado pelo Diác. Márcio, tema deste semestre cartas paulinas. Pe. Valdevir comentou que poderá ser trabalhado um segundo tema, para que fiquem 2 temas com 1 hora de duração cada.

 

© Copyright - 2000-2013 PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA LUZ - PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Todos os direitos reservados