ENCONTRO DE FORMAÇÃO DA COMUNIDADE

04 de agosto de 2012

No último dia 04 de agosto de 2012, mais de cento e cinquenta pessoas foram convidadas nominalmente pelo Padre Valdevir para um encontro de formação. O coordenador da Pastoral da Comunicação, Nilson Ziliane (na foto ao lado), responsável pelo Lumen Informa há mais de quinze anos, relatou os momentos mais marcantes do encontro.

1. Abertura:

 

            Cantos de louvor.

            Oração dirigida pelo Diácono Márcio.

 


Ministros da eucaristia

2. Pe. Valdevir

 

Definição do local de assento das pessoas, por fileiras e por atividade.

Distribuição dos cartões. A princípio foram distribuídos aleatoriamente e cada um deveria localizar e entregá-lo à pessoa para a qual o cartão estava endereçado.

 

Visão ampla do que vai acontecer

 

Marcelo esclareceu que a idéia do encontro surgiu da reflexão sobre a morte do seu Abdon. Da necessidade de se manter viva a história da nossa comunidade e da conscientização da importância do envolvimento e participação de cada pessoa na vida da comunidade. Da satisfação de poder servir, mesmo desenvolvendo trabalhados não agradáveis a quem os pratica, mas alegres em saber que o resultado será benéfico para toda a comunidade.

 

4. Recapitulação da história da comunidade

 

Diácono Márcio inicia suas  colocações questionando: Quem somos nós?

Falou da necessidade de se avaliar os nossos medos, nossos traumas, nossos conhecimentos e daí traçar nossos caminhos e avaliarmos nossas condições para nos colocar à disposição dos serviços da comunidade.

Márcio fez um relato da história da nossa comunidade deste 1956, quando foi criada até 1984, quando o nosso templo ficou totalmente em condições de uso, reforçando o esforço da comunidade para conseguir realizar a obra, das dificuldades financeiras enfrentadas tendo em vista a inflação altíssima que corroia os recursos arrecadados.

 

5. Conclusão

 

Umberto falou sobre as expectativas.

Definir o que fazer daqui para frente.

Falou sobre a situação atual do país, em evidência mundial em função de país emergente, da copa do mundo em 2014, olimpíadas em 2016, jornada mundial da juventude.

Que diante de tudo isso, não podemos ficar parados no espaço, temos que nos unir em prol do trabalho missionário e de evangelização da nossa comunidade. Fazermos uma verdadeira reflexão sobre a importância do trabalho de cada um de nós lembrando-se dos reflexos das nossas ações de hoje no futuro da comunidade.

 

Padre Valdevir encerrou com um paralelo do que podemos fazer pela comunidade como a passagem bíblica de Jesus com a Samaritana no poço de Jacó (Jo4, 5-42), onde Jesus oferece a água da vida.

Quanto ao serviço na comunidade, deixou o lembrete:

Quem sou eu?

Não sou o Mestre mas ou a pessoa que está na beira do poço

Vou achar o meu lugar

 

Em 2011 recebemos 53.260 visitas em nosso site, média diária de 147,94 visitas.
© Copyright - 2000-2010 PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA LUZ - PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Todos os direitos reservados