VISITA PASTORAL - 08 DE NOVEMBRO DE 2010.
Síntese elaborada pelo ministro e membro do Conselho Central, Umberto

 

A visita iníciou às 13h com o almoço junto com o Conselho Central Paroquial, que em seguida teve uma reunião com o senhor Bispo.

Ás 14h30 D. Joaquim encontrou dez crianças na Igreja Matriz.

Às 15h visitou a comunidade Nossa Senhora da Defesa, realizando uma celebração e conhecendo as instalações da antiga Paróquia Nossa Senhora da Luz. Após esta visita, D. Joaquim percorreu de carro as ruas da paróquia conhecendo as áreas mais afetadas pelo abandono da administração pública.
Às 17h D. Joaquim visitou a comunidade de Santa Edwiges.
Dom Joaquim fez a motivação inicial e todos cantaram o canto “Vem Espírito Santo, vem”. Em seguida Dom Joaquim leu o texto do Evangelho de Mateus 5,13-16 (13 “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal perde seu sabor, com que se salgará? Não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e pisado pelas pessoas. 14 Vós sóis a luz do mundo. Uma cidade construída sobre a montanha não fica escondida. 15 Não se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma caixa, mas sim no candelabro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16 Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.). Seguiu então com uma explicação da Visita Pastoral e da aplicação deste texto à vida da comunidade: explicou que a Visita Pastoral é uma obrigação do Bispo, no mínimo a cada 5 anos para contato com os padres, comunidade, membros da paróquia, para alegrar, refletir e instruir. O evangelho lido mostra a definição que Jesus faz para sermos a Igreja Católica Apostólica Romana. “Vós sois o sal da terra” – o sal serve para salgar, dar gosto. As propriedades do alimento são destacadas pelo sal.
Ser sal na comunidade é contribuir na comunidade, é conhecer e valorizar o que os outros fazem. É fazer sua parte, e saber ser ajudado, dando espaço para que os outros trabalhem. Sal serve também para conservar. Devemos fazer tudo para que a comunidade não se estrague, eliminando fofoca, divisão, maledicências, desrespeito, falta de unidade. Se o sal perde o sabor, não serve para mais nada. Pelo número de católicos do bairro (estimados em 30.000) sabemos que somente cerca de 1.500 vem à Missa, ou seja, cerca de 5%. Cada um de nós que aqui vem deve “dar sabor” aos outros 95%, assumindo seu papel de missionário. Somos estes missionários? Quem nos vê sente-se motivado pelos nossos exemplos a participar da Igreja? Não podemos ter vergonha de manifestar nossa fé. São Pedro diz que um verdadeiro cristão sabe dar testemunho de sua fé. Nossas ações devem ser coerentes, não causa de afastamento. “Vós sóis a luz do mundo” – Luz deve iluminar para podermos ver as coisas. Para vermos o bem e incentivá-los, enxergar o mal e eliminá-lo. “Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus” – As primeiras comunidades atraiam pelo exemplo. O Documento de Aparecida nos diz que os cristãos devem atrair os afastados pelo testemunho, pelas boas obras. Como consigo? Porque Deus me ajuda.
Temos ainda texto do evangelho em que Jesus nos diz que devemos ser “fermento na massa”: o fermento faz a massa crescer. Sal, luz e fermento cumprem sua missão consumindo-se. A Igreja somos nós, todos os batizados. Dois padres e um diácono para cuidar de 30.000 pessoas não terão sucesso se não puderem contar com toda a comunidade. A Igreja tem a missão de fazer novos cristãos. O verdadeiro cristão é missionário, na comunidade, na família e no mundo. (Neste momento foi pedido que todos pegassem a folha “Reflexão para os Grupos”, a qual foi utilizada para continuidade da reflexão e apoio para os trabalhos de grupo).

Dom Joaquim explicou cada um dos 3 tópicos:

  1. MISSÃO DE SANTIFICAR
  2. MISSÃO DE ENSINAR
  3. MISSÃO DE GOVERNAR

 

Após cada tópico explicou que no verso da folha cada um deveria citar 3 pontos que estão bem e 3 que não estão bem relacionados a este tópico. Cada pessoa presente pode elencar seus pontos e, em seguida, foi dado um tempo para que se reunissem em grupos e discutissem quais pontos eram comuns, e cada grupo expôs para os demais os pontos definidos, que foram tabulados conforme abaixo:
 
  1. MISSÃO DE SANTIFICAR:

ESTÃO BEM:
Missas – 18
Pastoral da Saúde – 12
Canto - 8
Eucaristia - 4
Terço dos Homens – 4
Batismo – 3
Crisma - 2
Confissões – 2
Adoração ao Santíssimo – 2
Sacramentos - 2
Horário das missas – 1
Matrimônio – 1
Pastoral Vocacional – 1
Leitores – 1
Acólitos – 1
Liturgia – 1
Pastorais – 1
Animação -1

NÃO ESTÃO BEM:
Aconselhamento espiritual – 9
Pastoral Vocacional - 8
Oração – 6
Lectio Divina - 4
Batismo – 3
Pastoral da Saúde – 2
Unção dos enfermos – 2
Liturgia – 2
Adoração ao Santíssimo – 2
Primeira Eucaristia – 1
Cenáculo – 1
Leitores – 1
Acolhida – 1
Crisma – 1
Pastoral da Esperança – 1
Voluntários – 1
Procissões – 1

 
  1. MISSÃO DE ENSINAR:

ESTÃO BEM:
Homilia – 18
Catequese de adultos - 10
CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) – 8
Batismo – 5
Crisma – 4
Primeira Eucaristia - 3
Curso de Teologia – 3
Juventude – 3
Participação nas Missas – 1
Família – 1
Atuação dos Padres – 1

 

NÃO ESTÃO BEM:
Cursos – 10
Família – 7
Preparação de noivos – 7
Perseverança – 3
Juventude – 2
Crisma (preparação) – 2
CCP (Conselho de Pastoral Paroquial) – 1
Diversos Projetos e eventos – 1
Curso Bíblico – 1
Missionária – 1
Vocações – 1
Voluntários – 1
Prioridades da Região – 1
Participação nas escolas – 1
Preparação Batismo – 1
Pastoral da Esperança -1

 
  1. MISSÃO DE GOVERNAR:

 ESTÃO BEM:
Comissão de Festas – 16
Pastoral da Comunicação – 12
CPA (Conselho Pastoral Administrativo)– 7
Dízimo – 6
Saúde – 5
Pastorais Sociais – 3
Pastorais – 1
Documentação – 1
Idosos – 1
Juventude – 1
Equipes de trabalho / limpeza – 1

 

NÃO ESTÃO BEM:
Dízimo – 11
Pastoral Social – 6
Pastoral Idoso – 6
Pastoral da Criança – 4
Pastoral da Família – 3
Comunicação (precisa de mais pessoas) – 3
Sobriedade - 2
Pastoral Juventude – 2
Pastoral Saúde (precisa de mais pessoas) – 2
Pastoral do Menor – 2
Limpeza (precisa de mais pessoas) – 1
Voluntários – 1
Cenáculo – 1

 

Após a tabulação Dom Joaquim retomou a reflexão utilizando o resultado da mesma, pedindo que o CPP se reúna para definir plano de ação, em 3 momentos: 1.Oração; 2.Partilha do que está ocorrendo para que todos conheçam o que está acontecendo; 3.Pastoral de Conjunto – eu devo saber o que a paróquia possui e oferecer aos outros conforme perceber que existe a oportunidade de divulgar o trabalho das pastorais.

Comentou também que as reuniões devem ser preparadas para que as pessoas tenham gosto de vir. Sugeriu que levemos o boletim informativo para divulgar o que está acontecendo na comunidade. Pediu atenção às coisas que não estão acontecendo e são essenciais.

 

O Aconselhamento Espiritual depende dos padres, e é uma ação que deverá ser implementada.

Precisamos de mais colaboradores – se cada um fizer um pouco, ninguém será sobrecarregado.

Devemos nos alegrar com o que está bem e assumir nosso batismo para resolver o que não está.

Precisamos desenvolver as pastorais da criança, idosos, família, e também dos noivos (existe livro orientador da CNBB) , os trabalhos devem ser contínuos (ex: 15 em 15 dias).

A solução dos problemas depende muito de todos os paroquianos – daí a importância da nova reunião nos moldes desta para elaborar plano de ação para solução dos problemas.

  
Dom Joaquim finalizou lembrando que a Visita Pastoral se deu em 3 momentos: Livros e Documentos, Visita do Bispo, Resposta aos pontos levantados. Neste sentido, a expectativa é de que na próxima visita ele encontre os frutos das respostas dadas aos problemas. Citou que o amor e a unidade marcam a Igreja, motivou todos a rezarem um Pai Nosso e uma Ave Maria, fez a invocação “N Sra da Luz, iluminai-nos”, abençoou o povo e deu por encerrada a reunião – seguiu-se o canto final.

Em 2009 recebemos 42.541 visitas em nosso site, média diária de 123 visitas.
© Copyright - 2000-2010 PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA LUZ - PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Todos os direitos reservados